ELEJÓOPINIÃO

Por quê Zumbi?

por DALMO OLIVEIRA

Estátua de Zumbi dos Palmares em Salvador | foto: Alex Cavalcante

Quantos heróis negros temos no Brasil? Na História Oficial?? Por quê Zumbi dos Palmares teve sua cabeça cobiçada, a prêmio e acabou sendo degolado na Serra da Barriga, no agreste Alagoano, em 1695?? Atentem para essa data. Quase 200 anos depois do início da colonização europeia no Brasil! Por quê os colonizadores portugueses (e holandeses) estavam tão incomodados com um cara que estava organizando o povo negro em plena vigência da cruel escravatura brasileira??

Com mais de 20 mil pessoas vivendo em torno da Cerca Real do Macaco, a aglomeração dos mocambos em Palmares tinha quase tudo para se transformar n’algo cada vez mais promissor e ameaçador ao modelo dos colonos que desembarcaram aqui por volta de 1500.

Não era apenas a alta capacidade produtiva, com a agropecuária, mas também uma incrível soma de saberes, de conhecimentos, de culturas, de mulheres e homens oriundos e descendentes África Ocidental, especialmente da Costa da Mina, de países como Gana, Togo, Benin e Nigéria. Muitos dos escravizados dessa região eram de etnias como os iorubás, fons e ewes. Teve também gente trazida da “Senegâmbia”, de algumas regiões do Senegal e da Gâmbia, de onde vieram os mandingas e os wolofs. E uma parte considerável capturada na África Centro Ocidental, com mão de obra escravizada vinda do Congo e de Angola, terras dos bantos, um grupo étnico abrangente naquela época. E pessoas escravizadas também em Moçambique.

Diáspora

Zumbi dos Palmares, mais conhecido como “Francisco Melo”, foi, não apenas, um herói do Brasil. Ele se tornou referência mundial de um processo migratório forçado que hoje nós chamamos de “diáspora africana”. Se formos analisar apenas pelo viés do capitalismo, a diáspora pode ter sido uma avant-premier do imenso fenômeno que agora chamamos “globalização”.

Uma globalização dos corpos, da força de trabalho estrangeira, dos “descobrimentos”, das invasões. Globalização da ignomínia, do estupro, da pilhagem. Um modelo que eles nos impuseram, autoritário, não negociado. Da exploração que exauriu todos os recursos das colônias.

Mas os povos africanos escravizados nas Américas não ficariam apenas assistindo isso. É obvio que haveria resistência, luta. Haveria a Capoeira, maculelê, o Candomblé, a Santeria. Os negros, obviamente, inventariam as irmandades, os quilombos e mucambos.

Então, por quê Zumbi, por quê Dandara. Marielle Franco? Maria Felipa. Gertrudes Maria? Por quê??

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar