NOTÍCIAS

Jô Oliveira realiza audiência em CG sobre violência obstétrica

Evento discutiu últimos acontecimentos no ISEA

Audiência mobilizou organizações de defesa dos direitos das mulheres em CG

Por iniciativa da vereadora Jô Oliveira (PCdoB), reuniuNa terça-feira (08), a Câmara Municipal de Campina Grande foi palco de audiência pública para debater os últimos episódios  de violência obstétrica, mortalidade materna e  saúde da mulher. O evento contou com a presença de autoridades, profissionais da saúde, movimentos sociais e a população em geral para discutir os desafios enfrentados pelas mulheres no acesso a uma assistência digna e segura.

O momento foi marcado por relatos emocionantes de familiares de vítimas — mães e bebês que perderam a vida em decorrência do descaso no atendimento obstétrico, especialmente no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA). A audiência evidenciou a fragilidade do município no que diz respeito à saúde da mulher e de como é urgente procurar soluções.

“A Câmara de Vereadoras e Vereadores de Campina Grande dá um passo importante com a realização deste debate. Temos aqui representações de Movimentos Sociais, Hospitais, Conselhos, Assembleia Legislativa Estadual, Ministério Público, Secretaria de Saúde e vereadores e vereadoras de situação e oposição. Precisamos cobrar medidas concretas que garantam às mulheres o direito a uma assistência digna e segura, respeitando seus corpos, suas escolhas e suas vidas”, afirmou Jô Oliveira.

Registro da audiência com forte participação das mulheres | Foto: Da assessoria parlamentar

Além de denunciar os problemas enfrentados na rede pública, a parlamentar reforçou que a audiência marca o início de uma série de ações voltadas à saúde materna e neonatal. A vereadora comunista propôs a criação da Frente Parlamentar pelo Direito das Mulheres, na CMCG.

“Todas as propostas serão encaminhadas ao Poder Executivo e às autoridades de saúde do município e do estado” , afirmou Oliveira.

A audiência acontece durante a Semana da Saúde, em alusão ao Dia Internacional da Saúde, celebrado em 7 de abril, reforçando a necessidade de reflexão e ação diante da atual situação da saúde pública no município

////////////////////////

com informações da assessoria

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo