A obra do xilogravurista cearense Josafá de Orós “Aves do Nordeste”, ganhou mais um espaço particular. Desta vez numa das paredes do apartamento da jornalista brasileira e ativista social Ana Alakija, radicada em Boston, capital e maior cidade de Massachusetts, uma das mais antigas cidades dos EUA.
Alakija é pesquisadora independente e fundadora da Agência Afrolatina EuroAmericana de Informação (ALAI). Tem mestrado em História e é especialista em Estudos de Diáspora Africana. A baiana soteropolitana tem uma trajetória importante no movimento sindical dos jornalistas e na luta antirracista do movimento social negro, notadamente na Bahia.
Descendente de família nigeriana, Ana Alakija possui uma das condições mais importantes para quem queira pesquisar a diáspora dos africanos no Brasil: família africana, brasileira da cidade mais negra do Brasil e uma atividade ideológica no coração do país que fala e legitima grande parte do pensamento sociológico e dos estudos culturais da pós-modernidade.