Privado: Candidato a deputado federal aposta no Cordel como estratégia publicitária
Aos 55 anos de idade, o jornalista guarabirense Dalmo Oliveira sabe bem a importância da literatura de Cordel para a cultura e pro imaginário do povo nordestino. Foi com essa convicção que o candidato a deputado federal pelo partido REDE SUSTENTABILIDADE lançou nesta quarta-feira, em sua cidade natal, o folheto “Amor, trabalho e conhecimento”, contando um pouco de sua trajetória e algumas de suas principais propostas.
Com texto do escritor pernambucano Fábio Mozart e ilustração do xilogravurista Adriano Dias (conterrâneo de Oliveira), o folheto, de oito páginas e 32 estrofes, mostra aos eleitores e eleitoras porque a escolha de um legítimo representante da população negra paraibana pode se tornar uma ferramenta poderosa para reverter as mazelas do racismo na atual sociedade brasileira.
“Porque se tornou normal \ a hierarquia entre raças \ esse e outros absurdos \ tenho afrontado nas praças \ pelo fim da exclusão \ tirar de nós a mordaça”, traz um dos trechos do folheto, que foi impresso em papel de fontes sustentáveis.
Além da temática central sobre igualdade racial, o cordel-panfleto traz ainda outros eixos norteadores da candidatura de Dalmo, a exemplo da discussão sobre democratização dos meios de comunicação, principalmente, no tocante às rádios e TVs comunitárias. “Esse tema é muito caro pra mim, que já fui diretor do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba”, destaca o candidato.
A narrativa cordelística aborda ainda as temáticas transversais da segurança alimentar, ambiente & agricultura orgânica. Com uma experiência profissional de quase 30 anos na principal empresa estatal de pesquisa agropecuária do país, Dalmo conhece bem as demandas (ainda não resolvidas) por políticas públicas nessas áreas. O candidato possui ainda propostas consistentes no campo da Educação, de fomento da Ciência e Tecnologia.
O cordel traz informações sobre a ideologia e a crenças pessoais do candidato, que, sendo, declaradamente candomblecista, se declara devoto de São Francisco de Assis e defende políticas públicas para o bem-estar dos animais. “A REDE pode ser considerada um partido do campo do chamado ‘ecossocialismo’ e por isso resolvemos engrossar suas fileiras nestas eleições. Na Câmara Federal vou apoiar o Presidente LULA em todas as iniciativas em prol do meio ambiente, preservação dos nossos biomas além da nossa maravilhosa Amazônia”, garante.
Com tiragem de 5 mil exemplares, a publicação deverá ser distribuída gratuitamente principalmente aos públicos frequentadores de feiras livres no território paraibano.
//////////////
Da REDAÇÃO, com informações da Assessoria.