Comunicadores têm conferência para discutir desinformação na Mídia
Evento ocorre de forma virtual e dará subsídios para Conferência Nacional

Uma Conferência Livre reunindo profissionais de Comunicação da esfera pública vai destinar parte de seu debate para discutir estratégias de combate à desinformação na Mídia. Nesta quinta-feira, 24, a partir das 15 horas, uma atividade virtual, em formato de “mesa livre” discutirá o assunto a partir de uma palestra da jornalista Mabel Dias, associada do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.
Dias, que é pesquisadora do tema e doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem dado aulas e palestras para públicos diversos explicando as diferenças entre os conceitos de desinformação, pós-verdade e fake news.
Ela iniciou suas pesquisas ainda durante o mestrado, que rendeu o livro “A desinformação e a violação aos direitos humanos das mulheres: um estudo de caso do programa Alerta Nacional”, pela Editora Arribaçã. “Os processos de desinformação são uma ameaça concreta ao direito à Comunicação que todas as pessoas devem ter. É, portanto, também um atentado aos direitos humanos e uma ameaça à cidadania”, define Mabel.
No próximo dia 28, haverá a plenária final com escolha de propostas retiradas em evento preparatório que ocorreu no último dia 14. O saldo dessa conferência livre, suas propostas e suas atividades preparatórias serão sistematizados e encaminhados à organização da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que ocorre em Brasília, em agosto.
//////////////////
SERVIÇO
O QUÊ: Atividade preparatória da Conferência Livre de Trabalhadoras e Trabalhadores de Comunicação Pública
QUANDO: Dia 24 de abril, quinta-feira
HORÁRIO: A partir das 15 horas
AONDE: Ambiente virtual https://www.youtube.com/live/QcrApL4lBv0?si=V9G60l2jGbU1jhv_