CONHECIMENTO
Tendência

O bunker zeroum

O bunker zeroum

por Dalmo Oliveira

Estrutura ou reduto fortificado, parcial ou totalmente subterrâneo,

construído para resistir aos projéteis de guerra

Fonte: Dicionário Oxford Languages

Jefferson teve ataque monitorado?

Não se sabe ao certo se é apenas um surto psicótico direitista. Mas, ninguém, em plena consciência, não-drogado e orientado, costuma abrir fogo contra viaturas da polícia, disparando um fuzil (com mira telescópica) mais de 50 vezes. Principalmente se estiver cercado por agentes federais com um belo mandado de prisão em mãos. Não era normal isso ocorrer aqui no Brasil. Talvez numa bocada barra-pesada dominada por traficantes insanos.

Mas a cena está fartamente relatada pela Imprensa sobre os fatos ocorridos nesse domingo, 23, em Comendador Levy Gasparian (RJ), nas cercanias da residência do ex-deputado federal e ex-candidato a vice-Presidente da República na chapa do… Padre Kelmon (PTB). Segundo Vinícius Prates (Agência Estado de Minas), “(…) No local, Kelmon negociou com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope)”.

Agora, Roberto Jefferson passa a responder, oficialmente, por mais alguns crimes, como tentativa de homicídio contra agentes federais. Sem falar das granadas! Aí eu me pergunto: E se fosse nos EUA, um presidiário, em prisão domiciliar, surtado, recebendo à bala policiais federais… O que ocorreria??

A impressão queu tenho é que o Bob Jeff anda assistindo demais séries de ação estadunidenses. Ou então, resolveu gastar a munição que guardava em casa antes que enferruje. Só pode ser. Tem que ver quem fornece as balas para esse doido…

Ele já havia se exibido com armas nas redes sociais antes. Talvez ache pouco e transmita ao vivo, pela internet, seu próximo ataque, tipo “Tiros em Columbine”, de Michael Moore (2002).

O bunker de comendador

A palavra “bunker” foi importada do inglês pela língua alemã. Mas sua origem é escocesa. Os adeptos de Sua Magestade o termo passou a significar “armazém” e “abrigo blindado”. A ideia moderna de “bunker”, entretanto, foi sendo desenhada depois que os ingleses retornaram de conflitos bélicos com as forças armadas germânicas. Antigamente, os ibéricos chamavam bunker de “casa da pólvora”.

Muito curioso isso! Roberto Jefferson inaugura aquilo que pode vir a ser o primeiro bunker de fato bolsonarista. Com direito a “capelão de guerra” e tudo mais. Ele também antecipa, em casa, preso a domicílio, um trailler brazuka daquilo que ocorreu no Senado estadunidense durante a segunda sessão do julgamento de impeachment de Donald Trump, no início de janeiro do ano passado.

O que é mais incrível é que toda a cena parece ter sido previamente roteirizada, culminando com a mediação de luxo do ministro Anderson Torres (Justiça). Só faltou entrega de pizzas, enquanto Jefferson decidia o que queria da vida dali pra frente.

A pantomima do ex-candidato a vice, entretanto, extrapola qualquer possibilidade de análise dos reais motivos que levaram o atirador de Comendador a cometer tal sandice espetacular. Eu fico me lembrando daquela famosa facada que Adélio tentou dar em Juiz de Fora…

Mas o mais grave mesmo é o exemplo que Roberto dá aos bolsonaristas radicais armados. A mensagem é obvia: monte seu próprio bunker e reaja!

Mostrar mais

Dalmo Oliveira

Dalmo Oliveira é jornalista profissional desde 1991. Foi repórter em O Norte e no jornal A União. É apresentador do radiofônico ALÔ COMUNIDADE, na Rádio Tabajara AM. É também assessor de Comunicação e servidor público desde 1994.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar