CONHECIMENTO

Fake News: O que é, e como evitar!

*por Alex Baseia

“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade!”

(Joseph Goebbels)

 

Fake News é um termo em inglês, que significa notícia falsa. E ultimamente anda em alta. Muito usado, principalmente com viés político no mundo atual. Mas a Fake News não é nova, desde sempre foi usado na história da humanidade. Na segunda guerra mundial se criava notícias falsas sobre os judeus para justificar sua perseguição. Os fascistas sempre utilizaram de métodos para gerar confusão nas informações o que não é muito diferente de Fake News.

Joseph Goebbels foi ministro da propaganda de Hitler

Repita uma mentira mil vezes e ela se tornará verdadeira, é certo também que a mentira sempre tem seu fim, mas até aí muita coisa já foi destruída ou comprometida. Aqui no Brasil a família Bolsonaro e seus seguidores fanáticos são os maiores acusados de produção de Fake News, que ocorre atualmente em processos na justiça. Ultimamente a Fake News é algo tão utilizados por grupos políticos que chegou a virar comércio, gerando até emprego (ironia, mas verdadeiro), equipes inteiras são contratadas, por exemplo: ex. jornalistas, marketeiros, até policiais. Mudando de locais constantemente, destruindo computadores após o uso, uma grande rede organizada de manipulação e distorção da verdade, ou seja, um crime organizado. O termo Fake News se espalhou pelo mundo na corrida presidencial dos Estados Unidos em 2016, quando a equipe de Donald Trump (candidato ligado a extrema direita americana, com ligação com a Ku Klux Klan) espalhou notícias falsas nas redes sociais para conseguir se eleger. As redes sociais são um campo fértil, pois muita gente não se aprofunda no assunto, ou procura apurar os conteúdos informativos (no caso desinformativo), simplesmente compartilha a esmos as informações. Ajudando a proliferar as mentiras.
Para se proteger das Fake News, é necessário confirmar as informações, não repassar nada sem ter certeza ou confirmação. Abaixo sites e agência que você pode confirmar as informações antes de repassá-las, pois quando você repassa uma Fake News, além de poder se complicar com a justiça (pois é crime) você contribui com essa nefasta indústria da mentira e suas consequências.

“A Agência Lupa é uma criação da Revista Piauí com a Fundação Getúlio Vargas e com a rede Um Brasil. Lançada em 2015, o site analisa conteúdo nacional e internacional e classifica-os em: verdadeiro; verdadeiro, mas…; ainda é cedo para dizer; exagerado; contraditório; insustentável; falso e de olho.

O Boatos.org é um site formado por vários jornalistas brasileiros que investigam conteúdos que circulam nas redes e informam aos leitores se são verdadeiros ou falsos.

Outra agência especializada em desvendar Fake News é “Aos Fatos”. Seus criadores fazem parte de uma rede internacional de investigadores e trabalham com a análise dos assuntos mais populares da internet. O site possui uma parceria com o Facebook para ajudar os usuários do Messenger (serviço de mensagens instantâneas da empresa) na navegação e identificação da veracidade dos posts. As notícias são definidas pela equipe como verdadeiras, imprecisas, exageradas, contraditórias, insustentáveis e falsas.”

Veja mais sobre “O que são Fake News?” em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm

Atualmente a câmara dos deputados estuda um grande projeto de lei que busca reforçar a regulamentação e fiscalização das plataformas digitais (rede sociais, aplicativos de mensagens e ferramentas de buscas) O projeto é conhecido por PL das Fake News ou Pl 2630 que propõe instituir a lei brasileira de liberdade e responsabilidade e transparência na internet. Os apoiadores do projeto acreditam que a lei possa diminuir a desinformação e as campanhas de ódio comuns das redes sociais, mas por um outro lado também existe o questionamento sobre a censura e a liberdade de expressão. O debate sobre o assunto tramita na câmara desde 2020, após ser aprovado pelo senado. A última tentativa de votação foi no dia 02 de maio, mas foi adiada, pelo presidente da câmara Arthur Lira (PP-AL).
Sobre o assunto também é bom lembrar da campanha de desinformação acerca da vacinação contra a Covid o que levou muita gente a não se vacinar. Campanha inclusive protagonizada pelo e presidente Jair Messias Bolsonaro que na época chegou a fazer piadas com as pessoas com falta de ar consequências dos efeitos da Covid.

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

*Alex Goulart Baseia, formando em jornalismo (estagiário da universidade Cruzeiro do Sul)

Mostrar mais

Dalmo Oliveira

Dalmo Oliveira é jornalista profissional desde 1991. Foi repórter em O Norte e no jornal A União. É apresentador do radiofônico ALÔ COMUNIDADE, na Rádio Tabajara AM. É também assessor de Comunicação e servidor público desde 1994.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar