Esquerda raiz oferece candidaturas para eleitorado de João Pessoa
Atuantes em diversos campos e causas, ativistas oferecem experiência de militância social aos eleitores pessoenses
A polarização ideológica que foi acirrada desde a derrubada da Presidenta Dilma, em 2016, pode causar nas eleições desse outubro, em João Pessoa, que já foi considerada “o último bastião das Esquerdas”, no século passado, um momento democrático interessante. Serão quase 50 candidatos notadamente deste campo ideológico num universo de mais de 400 candidaturas que disputam uma vaga na Câmara da capital paraibana.
Tem candidaturas clássicas como a da ex-secretária e ex-deputada Estela Bezerra (PT), do bancário sindicalista Marcos Henriques (PT), atualmente o único vereador da cidade nesse campo, e da ex-vereadora Sandra Marrocos que já foi do PSB, do PT, mas se deslocou recentemente para um partido de Centro-Direita (Podemos).

Há ainda candidaturas que estão tentando uma vaga já há algum tempo e que merecem atenção dos eleitores que queiram votar em quem nunca passou pelo Legislativo local, como Adjany Simplício, Alexandre Soares, Seu Ciço, Tárcio Teixeira e Celso Batista (PSOL), Gerson Vasconcelos, Marco Suassuna e o Professor Francisco (REDE), Marquinhos Nossa Voz (PT), Nai Gomes (PC do B), Nildo Andrade (AGIR).
Os eleitores têm também opções de neófitos com intenções e propostas diferenciadas como Ulisses Barbosa (PSOL), Gabi Benvenutty e Françualdo Alves (PT) e Alyne Moreira (AGIR).
Benvenutty é estudante de Serviço Social da UFPB, travesti ativista do movimento LGBTQIP+. Natural de Caruaru (PE), diz em seu discurso que pretende transformar a “política cafona” de João Pessoa. Françualdo Alves é servidor público do Tribunal de Justiça. Defende criar a Secretaria Municipal de Inclusão para pessoas com espectros autistas. Ele defende a coleta seletiva do lixo e outras causas ambientais.
Ulisses Barbosa é natural de Brasília, radialista e jornalista. Foi mestre de cerimônias do Governo da Paraíba durante alguns anos da gestão do ex-governador Ricardo Coutinho. Tem defendido o aprimoramento da segurança pública municipal e nos últimos meses se engajou na defesa do ambiente, denunciando crimes ambientais e invasão de terras de reservas indígenas da região. Nildo Andrade atua no movimento comunitário do Róger e do Padre Zé. Foi filiado ao PT e já prestou serviços à PMJP.
Nai Gomes é artista visual com atuação já antiga na região do Centro Histórico. Ativista cultural e militante do Movimento Negro local. Ele é o idealizador do espetáculo Auto dos Orixás. Professor Francisco é advogado e leciona na UFPB. Sua principal bandeira é o direito dos animais e preservação do ambiente. Marco Suassuna é arquiteto e urbanista, atuando como defensor do urbanismo sustentável. Gerson Vasconcelos tem atuado também na defesa de políticas públicas de sustentabilidade.
Adjany Simplício é professora e atua na defesa dos direitos civis, especialmente nas causas LGBTQIP+. Ela foi candidata a governadora na eleição de 2022. Alexandre Soares é professor de Gestão Pública do Instituto Federal de Educação e advogado Popular. Tem atuado como ativista do Direito à Cidade e já foi candidato a senador. Alyne Moreira é administradora de formação com especialização em Gestão da Saúde Pública. Foi diretora da Maternidade Cândida Vargas e pretende atuar na causa autista.
Seu Ciço é bastante conhecido em João Pessoa já tendo concorrido outras vezes para a Câmara de Vereadores e para a Assembleia Legislativa. Ele atua na área cultural e pode ser considerado um candidato parafolclórico. Tárcio Teixeira é Assistente Social e servidor concursado do Ministério Público. Já foi candidato a governador em 2014 e 2018. Defende a ideia de mandato coletivo com participação popular. Ele defende reforma tributária, democratização da comunicação nos veículos públicos (TV e Rádio Câmara) e políticas públicas no campo da saúde mental. Celso Batista é jornalista e tem pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública. Ele seria o candidato a prefeito esse ano, mas a direção do PSOL decidiu apoiar Luciano Cartaxo (PT). Seu slogan de campanha é: “temos direito ao futuro!”.